OAC Media Guidelines – Brazil

Diretrizes para a Representação de Indivíduos com Obesidade na Mídia

A mídia é uma fonte importante e influente de informações sobre a obesidade e também ajuda a moldar a compreensão e as atitudes do público em relação a essa condição. De noticiários nos principais canais de TV a jornais impressos, a obesidade tornou-se um tópico permanente das manchetes nos Estados Unidos e em várias partes do mundo, colocando a obesidade e suas implicações na saúde em evidência. Contudo, a obesidade e as pessoas impactadas por ela são frequentemente retratadas, mesmo que inconscientemente, de forma negativa.
Com o objetivo de educar os representantes da mídia sobre o como falar apropriadamente sobre a obesidade, a Coalizão de Ação de Obesidade (sigla OAC, em inglês), em parceria com o Centro Rudd para Política Alimentar e Obesidade, a Sociedade de Obesidade (sigla TOS, em inglês), a Associação de Medicina para a Obesidade (siga OMA, em inglês) e a Sociedade Americana de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (sigla ASMBS, em inglês), desenvolveu as Diretrizes para a Representação de Indivíduos com Obesidade na Mídia.
As diretrizes concentram-se em áreas de reporte jornalístico como:

      • Respeitar a Diversidade e Evitar Estereótipos
      • Usar Linguagem e Terminologia Adequadas (Linguagem People-First para a Obesidade)
      • Conduzir uma cobertura Equilibrada e Precisa da Obesidade
      • Selecionar Imagens Apropriadas de Indivíduos Impactados pela Obesidade

A obesidade tem de ter o mesmo respeito que as outras doenças na mídia. A OAC, O Centro Rudd e a TOS esperam que a mídia leve em consideração estas diretrizes nas coberturas sobre a obesidade e aqueles por ela afetados.
Para visualizar as Diretrizes para a Representação de Indivíduos com Obesidade na Mídia, clique aqui (PDF).

Visite a galeria de imagens da OAC!

A OAC tem o prazer de oferecer ao público acesso livre a mais de 500 imagens apropriadas para uso não comercial. O propósito da galeria é mudar a percepção sobre a obesidade e os indivíduos que vivem com essa doença crônica.
Para visitar a galeria, CLIQUE AQUI.